quarta-feira, 14 de novembro de 2012

O time da Rua do Gás e sua história


 Em 2012, os apaixonados pelo Goytacaz tiveram a oportunidade de comemorar o centenário do time alvi-anil, o Goytacaz Futebol Clube. Fundado em 20 de Agosto de 1917, com  uma torcida louca pelo time,sendo considerada a quinta maior torcida do Estado do Rio de Janeiro, o estádio Ary de Oliveira e Souza, o Aryzão, tinha capacidade de receber cerca de 15000 espectadores.

Os índios Goytacazes foram a inspiração para dar o nome ao clube, que surgiu a partir de desentendimento de um grupo de remadores do Clube de Regatas Campista.
Em 25 de Agosto de 1917 aconteceu a primeira partida contra o Internacional que perdeu de 2 a 1. O primeiro campo do time foi em frente a igreja Santo Antonio, no Jardim Carioca em Guarus, a partir daí o santo se tornou padroeiro do clube. Os amantes do futebol alvi-anil tiveram vários campo provisórios como a Praça da república,  o campo Luso Brasileiro, perto do liceu de humanidades de Campos, e na sua ultima mudança o clube , ficou na Rua do Gás  onde foi o primeiro a ter energia elétrica no interior do Estado, em 1930, já que o municipio sofria problemas no fornecimento de energia. O Goytacaz foi o terceiro time do antigo Estado do Rio de Janeiro, a jogar no Maracanã. Teve Amaro da Silveira, na seleção brasileira e Amarildo, na copa de 1992.

O estádio Ary de Oliveira e Souza teve recorde de público em 1986, quando cerca de 14.500 pessoas prestigiaram o jogo, que contou com a presença de Zico, na disputa do Flamengo. Em 1992, o time ficou em ultimo lugar na elite do Estado sendo rebaixado para a segunda divisão.

Depois de momentos difíceis enfrentados pelo clube, no ano de 2006, os torcedores retornaram ao estádio  passando a acreditar no time da Rua do gás.


Por Ruan Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário