terça-feira, 20 de novembro de 2012

Goytacaz x Americano, Rivalidade que permanece há um século!




Ao longo se seus 100 anos o Goytacaz Futebol Clube conquistou vários títulos, reconhecimento e uma das maiores torcidas do estado do Rio de Janeiro. Mas não foi só isso, o azulão da Rua do Gás, ganhou um rival de peso com quem divide até hoje o status da maior torcida da cidade: o Americano Futebol Clube.

O pontapé inicial foi em 1914, quando em disputa do campeonato campista o Goyta venceu o Americano por 4x2. Desde então começou um duelo entre eles, o mesmo é conhecido como Goyta-cano. Ao todo, o saldo de títulos conquistados entre eles é praticamente igual, o Americano possuí 27 enquanto o Alvianil têm 20 títulos.

Ambas as esquipes são fiéis ao seu time. Em dia de clássico, um lado da torcida demonstra todo o orgulho de ser um Alvi-negro de coração, “ Americano, Americano eu me orgulho de ser seu torcedor a camisa Alvi-Negra glorifica e no gramado agiganta o jogador.”. Do outro, os eternos apaixonados declaram todo o seu amor ao Goyta, “ Goyta, você é a minha vida. Você é a minha história, você é o meu amor.”, é um show de bola.

Entre uma nota e outra, várias polemicas sugiram no meio da imprensa campista. Um exemplo, foi a possibilidade da fusão entre os clubes. Segundo alguns veículos de comunicação do município, essa possibilidade vêem se arrastando por muito tempo, a primeira tentativa foi nos anos 80, quando o então atual presidente do Americano, Edson Carvalho tentou a junção dos clubes, mas no entanto, nenhum deles estabeleceram um acordo.

Mesmo vivendo entre tapas e beijos, nada muda o amor e o respeito que os torcedores têm pôr seus times. Não importa se você é Alvi-Negro ou Alvianil, a moral da história é aprender a respeitar o próximo e a amar incondicionalmente seu time de coração.

Por Gisela Schwartz

Nenhum comentário:

Postar um comentário